Pular para o conteúdo principal

Quem participa do orçamento participativo?

A participação popular na elaboração do orçamento municipal está prevista em diferentes níveis normativos — da Constituição Federal à Lei Orgânica do Município. Até 2019, essa participação se dava exclusivamente por meio de audiências públicas presenciais nas subprefeituras. Nelas, a população podia registrar por escrito suas propostas e sugestões, mas este material não era devidamente sistematizado, influenciando pouco a composição final do orçamento. Tampouco havia um mecanismo consistente de prestação de contas sobre o atendimento das demandas apresentadas.

Luminária linear de LED

Objeto configurável por meio da ferramenta 'Luminária' do ArchiCAD, modelo de luminária básica feita com perfil de LED, parâmetros para comprimento, largura e altura do perfil, opção de tirantes ligados/desligados, cálculo da quantidade de tirantes de acordo com balanços e vão máximo.

Cobogó-adega

Um painel de blocos cerâmicos de perfil hexagonal com um furo no meio para acomodar garrafas de vinho. Você pode escolher a posição  do bloco – 'deitado' ou 'em pé' – e o código calcula o comprimento e altura de forma que acomode uma quantidade inteira de linhas e colunas de blocos de acordo com as dimensões dadas. Estique as dimensões na planta ou em 3D e o script arredonda suas dimensões para valores múltiplos da modulação dos elementos e calcula a quantidade de blocos no conjunto (bom para mapas quantificativos).

Papel do Conselho Participativo Municipal na política de desenvolvimento urbano da cidade

Desde as primeiras concepções de um colegiado de cidadãos que representasse formalmente as diferenças territoriais da cidade e as fizesse incidir nas ações do poder público municipal, já estava delineada a participação do Conselho Participativo Municipal (CPM) nas políticas de desenvolvimento urbano. Essa previsão surgiu na Lei Orgânica do Município (LOM), que em 1990 organizou o exercício do poder municipal segundo princípios de prática democrática, participação e controle social.

Novas ruas para novos tempos

A pandemia de covid-19 nos desafia a repensar como realizamos atividades cotidianas em grupo. A forma como usamos os espaços públicos das cidades não pode ficar de fora desta reavaliação.

O coronavírus propaga-se principalmente pelo ar, de pessoa para pessoa, em ambientes fechados, mal ventilados e lotados. Um estudo de surtos da doença na China constatou que apenas um em mais de 7 mil casos analisados aconteceu em ambiente externo.

'Passeio do Uberabinha': proposta para um caminho verde em Moema

A ideia não é nova nem é minha: resgatar a presença de alguns das centenas de cursos d'água escondidos sob o asfalto e o concreto de São Paulo.

O córrego Uberabinha tem suas nascentes nas imediações da Al. Iraí com Al. Aicás (onde os subsolos dos condomínios têm constantes problemas de infiltração), atravessa — enterrado — a Av. Ibirapuera e deságua no córrego Uberaba, sob a Avenida Hélio Pellegrino, em Moema.

Olá, visitante!

Login