Observações, reflexões, relatos, registros e o que mais seja digno deixar por escrito (até um pouco de ficção).
Quem participa do orçamento participativo?
A participação popular na elaboração do orçamento municipal está prevista em diferentes níveis normativos — da Constituição Federal à Lei Orgânica do Município. Até 2019, essa participação se dava exclusivamente por meio de audiências públicas presenciais nas subprefeituras. Nelas, a população podia registrar por escrito suas propostas e sugestões, mas este material não era devidamente sistematizado, influenciando pouco a composição final do orçamento. Tampouco havia um mecanismo consistente de prestação de contas sobre o atendimento das demandas apresentadas.
Site enfim atualizado, graças a ela
Quando, em julho de 2005, escolhi um tal de Drupal para rodar o meu site, por sugestão do então proprietário do meu serviço de hospedagem, eu não podia imaginar o que essa escolha significaria, muito menos que eu conviveria com ela até hoje.
Papel do Conselho Participativo Municipal na política de desenvolvimento urbano da cidade
Desde as primeiras concepções de um colegiado de cidadãos que representasse formalmente as diferenças territoriais da cidade e as fizesse incidir nas ações do poder público municipal, já estava delineada a participação do Conselho Participativo Municipal (CPM) nas políticas de desenvolvimento urbano. Essa previsão surgiu na Lei Orgânica do Município (LOM), que em 1990 organizou o exercício do poder municipal segundo princípios de prática democrática, participação e controle social.
Novas ruas para novos tempos
A pandemia de covid-19 nos desafia a repensar como realizamos atividades cotidianas em grupo. A forma como usamos os espaços públicos das cidades não pode ficar de fora desta reavaliação.
O coronavírus propaga-se principalmente pelo ar, de pessoa para pessoa, em ambientes fechados, mal ventilados e lotados. Um estudo de surtos da doença na China constatou que apenas um em mais de 7 mil casos analisados aconteceu em ambiente externo.
'Passeio do Uberabinha': proposta para um caminho verde em Moema
A ideia não é nova nem é minha: resgatar a presença de alguns das centenas de cursos d'água escondidos sob o asfalto e o concreto de São Paulo.
O córrego Uberabinha tem suas nascentes nas imediações da Al. Iraí com Al. Aicás (onde os subsolos dos condomínios têm constantes problemas de infiltração), atravessa — enterrado — a Av. Ibirapuera e deságua no córrego Uberaba, sob a Avenida Hélio Pellegrino, em Moema.
Por que voltei a pedalar por esporte na pandemia
A pergunta virou polêmica nos círculos ciclísticos, inclusive entre os amigos do Cicloativo: pedalar na pandemia, pode?
Em nova casa
Se você está lendo este post, significa que já está nos visitando no novo serviço de hospedagem. A primeira impressão da A2 Hosting é ótima. O suporte atendeu e fez toda a migração rapidamente!
Filtros de renovação do ArchiCAD
Um amigo pediu para dar umas dicas de como usar os filtros de Renovação do ArchiCAD 21, então gravei esse vídeo rápido para quem mais estiver interessado neste recurso muito útil para projetos de reforma ou retrofit.
Desenhando com algoritmos
See English translation below.
Inspirado pelo interessante trabalho do Alexandre Villares, que está fazendo arte com algoritmos, resolvi experimentar algumas coisas semelhantes, só que em vez de programar em Processing, vou usar o GDL do ArchiCAD!