Pular para o conteúdo principal

Curso de Introdução à Programação GDL

Requisitos e Objetivos

O curso é destinado a usuários com experiência intermediária ou avançada em ArchiCAD, que desejam sofisticar e aumentar a produtividade de seu trabalho através da linguagem de programação interna do ArchiCAD - o GDL.

Baseado na metodologia  do Professor David Nicholson-Cole, da Unversidade de Nottingham, Reino Unido, autor do best-seller “The GDL CookBook”, o compêndio mais completo e consagrado sobre o assunto.

Através da elaboração passo a passo de diversos objetos, vamos nos familiarizar não só com os principais comandos do GDL, mas principalmente com a maneira de raciocinar em GDL e criar códigos estruturados.

Após o curso o aluno estará habilitado a aplicar o GDL de uma forma criativa e criar sozinho seus próprios objetos e ferramentas personalizados.

Instrutor

Durval Tabach, arquiteto formado pela FAUUSP em 1988, usuário do ArchiCAD desde 95, desenvolvedor GDL.

Apostila em português
Apostila exclusiva, por David Nicholson-Cole, em português

Material Didático

Apostila em português, fartamente ilustrada, traduzida do material original de aula do Prof. David Nicholson-Cole, com adendos por Durval Tabach.

Local

Em São Paulo, temos parceria com a TI Lab, que oferece a estrutura adequada. Consulte os próximos cursos agendados. Entre em contato conosco caso queira levar o curso até sua cidade.

O curso também pode ser realizado in company, utilizando os mesmos computadores nos quais sua equipe está habituada a trabalhar. Como as aulas são intensamente práticas, o número de participantes está inicialmente limitado a 6 pessoas para não comprometer o acompanhamento individual dos exercícios. Para números superiores, é necessária a presença de um monitor que complemente o suporte individual.

Programa

Dividido em 6 aulas de 3 horas cada.

1º DIA
  • Introdução - Para que serve o GDL
  • Cadeira supersimples - gerada automaticamente pelo ArchiCAD
    • Entendendo um objeto autoescrito
    • A interface de criação de objetos e as diferentes janelas de script
  • Cadeira supersimples - nosso primeiro script
    • BLOCK, ADD, MATERIAL
  • Cadeira supersimples Otimizada
    • Otimizando o script através de sub-rotinas (GOSUB)
    • Tornando o objeto paramétrico
    • Conceito de ‘flags’
2º DIA
  • Puf Redondo
    • Lidando com entidades curvas
    • MUL, ROT
    • RESOL, RADIUS, REVOLVE, CYLIND, CONE
    • Fazendo um objeto alongável; criando elipses a partir de círculos
    • Simplificando elementos repetitivos: loops FOR/NEXT
  • Ferramenta de assoalho alongável
    • Mais loops FOR/NEXT/STEP
    • IF/THEN: criando capacidade de decisão dentro do script
3º DIA
  • Ferramenta 2D: Indicador Norte
    • Variáveis Globais: lendo informações do ambiente ArchiCAD
    • FRAGMENT2: usando símbolos 2D de forma inteligente
    • DEFINE STYLE
    • TEXT2
    • POLY2
  • Abajur
    • LIGHT: fazendo a primeira luminária
    • Mais REVOLVE: roubando as definições de coordenadas do ArchiCAD
4º DIA
  • Cadeira Bocaccio
    • PRISM e suas variantes
    • Usando máscaras
  • Janela Guilhotina
    • Considerações especiais sobre portas e janelas
5º DIA
  • Vão Trapezoidal
    • WALLHOLE: criando portas e janelas não retangulares
    • IF...THEN...ELSE...ENDIF: refinando as decisões no script
    • Script de parâmetros: criando um menu ‘pop-down’
  • Janela com Arco Pleno
    • Mais uma olhada em máscaras
6º DIA
  • Janela com Arco Parcial
    • Usando Trigonometria para descrever formas geométricas através de números
    • Formas mais avançadas com TUBE
    • PUT e GET, o grande truque

 

Arquivos anexados
Olá, visitante!

Login