Vegetal
Vegetal é um experimento de desenho 2D algorítmico utilizando programação GDL, inspirado em trabalhos de arte visual em Processing.
Leia este post para saber mais.
Sugestões e comentários são bem-vindos.
Atenção: este é um objeto experimental; compartilhado a pedido de interessados por programação e arte paramétrica. Por ser um código que incrementa a quantidade de elementos de forma exponencial (Xˆ1+Xˆ2+Xˆ3+...), dependendo das configurações adotadas, este objeto pode levar muito tempo para renderizar e pode até mesmo travar seu ArchiCAD. Isso acontece se você configurar ao mesmo tempo uma quantidade muito grande de segmentos por conjunto e muitos estágios. Os segmentos do tipo "linha" requerem ligeiramente menos processamento do que os outros. A quantidade de segmentos está limitada pelo código a 10 e a quantidade de estágios, a 8. Mas se você configurar estes dois valores para o máximo permitido, terá problemas! Por outro lado, um objeto com 10 segmentos e poucos estágios funcionará, assim como um objeto com poucos segmentos e 8 estágios. Use por sua conta e risco. Crie um arquivo .PLN exclusivo para brincar com o Vegetal; não o utilize em um projeto importante, a não ser que tenha certeza do que está fazendo.
//
Vegetal is an algorithmic 2D drawing experiment using GDL programming, inspired by visual art works in Processing.
Sobre nossos Objetos GDL
- Os objetos deste site são gratuitos, mas para baixá-los é preciso estar logado. Crie uma conta se ainda não tiver, é rápido e grátis.
- Após o login, baixe o arquivo *.gsm.zip, descompacte, coloque o arquivo *.gsm numa pasta de biblioteca ativa do seu projeto e recarregue as Bibliotecas (menu Arquivo > Bibliotecas e objetos > Gestor da Biblioteca...). Ou arraste o arquivo diretamente para a janela da Planta no ArchiCAD – ele será adicionado à Biblioteca Interna do seu projeto.
- Objetos GDL criados em versões antigas continuam compatíveis com as versões recentes. O contrário não é verdadeiro – arquivos criados em versões recentes não abrem nas antigas –, verifique a compatibilidade informada na página da cada objeto.
- Se você fizer duplo clique no arquivo *.gsm, alguns deles vão pedir uma senha. Você não precisa de senha para usar os objetos no seu projeto – veja no item anterior como fazer.
- Os objetos deste site têm o propósito de difundir a linguagem de programação GDL e nosso trabalho. Os arquivos são fornecidos no estado em que se encontram, sem garantias de qualquer tipo; não nos responsabilizamos sua pela forma de utilização. Caso necessite de novos recursos ou personalizações, ou de um objeto feito 100% sob medida para suas demandas, fale conosco.