Pular para o conteúdo principal

CalcCorte

Ano do projeto
Compatibilidade
AC21+

Este objeto nasceu de uma necessidade real de projeto: revestir paredes de diferentes dimensões com chapas de MDF. Queríamos que as peças de revestimento tivessem todas as mesmas dimensões, numa modulação uniforme, semelhante à da foto abaixo. E queríamos, também, que essas dimensões resultassem nas menores perdas possíveis da chapa.

Então você fornece:

  • as dimensões da parede a revestir;
  • as dimensões da chapa, de acordo com o fabricante;
  • as dimensões mínimas desejadas para a modulação;
  • o espaçamento dos módulos;
  • a espessura de corte, isto é, quanto a serra “come” da chapa a cada corte.

E o CalcCorte calcula as dimensões ideais das peças moduladas, desenha a paginação da parede e também um mapa de corte da chapa. Fornece ainda informações sobre quantidade de módulos e porcentagem de perda de material.

Selecione a opção OTIMIZAR na lista de parâmetros e o CalcCorte vai buscar a modulação ideal, que resulta na menor perda da chapa. Se OTIMIZAR estiver desativado, a modulação será a mais próxima possível da modulação mínima definida nos parâmetros.

Todas as dimensões podem ser alteradas diretamente na planta, ou, mais provavelmente, nos cortes e elevações, por meio de hotspots editáveis.

O CalcCorte foi originalmente desenvolvido só em 2D; o 3D entrou na segunda versão. Por isso, o parâmetro "B" do GDL, que geralmente se refere à dimensão Y do objeto, no CalcCorte é a altura da parede, ou seja, sua dimensão em Z. Recomenda-se configurar o objeto em 2D, na planta ou num Corte/Elevação, e depois ativar o Modo 3D. Você pode querer adicionar uma segunda instância do objeto com o modo 3D desativado, caso queira exibir as informações e mapas de corte nos seus desenhos.

Curiosidade, mais do que utilidade: o Gráfico de perdas. Você pode ver a perda calculada para cada eixo (X ou Y) e para todas modulações possíveis com as dimensões dadas. Calcular essas perdas era necessário para calcular a perda mínima, então achei interessante não deixar essa informação irreversivelmente escondida.

Como sempre, esta é a versão saindo do forno, ainda sem muitos testes práticos. Feedbacks serão apreciados!

Exemplo de aplicação do objeto CalcCorte

CalCorte v2.0
Compartilhe:

Comentários

Durval Sáb, 1 Ago 2020 - 17:49

Em resposta à por Leando costa

Não é necessária uma senha para instalação. Depois de descompactar, adicione o arquivo .GSM em uma biblioteca ativa do seu projeto ArchiCAD e você pode usá-lo como qualquer objeto.

Se você der um duplo clique no arquivo, o ArchiCAD vai pedir uma senha, mas isso é só para editar os scripts GDL, o que não é necessário para utilizar o objeto.

Sobre nossos Objetos GDL

  • Os objetos deste site são gratuitos, mas para baixá-los é preciso estar logado. Crie uma conta se ainda não tiver, é rápido e grátis.
  • Após o login, baixe o arquivo *.gsm.zip, descompacte, coloque o arquivo *.gsm numa pasta de biblioteca ativa do seu projeto e recarregue as Bibliotecas (menu Arquivo > Bibliotecas e objetos > Gestor da Biblioteca...). Ou arraste o arquivo diretamente para a janela da Planta no ArchiCAD – ele será adicionado à Biblioteca Interna do seu projeto.
  • Objetos GDL criados em versões antigas continuam compatíveis com as versões recentes. O contrário não é verdadeiro – arquivos criados em versões recentes não abrem nas antigas –, verifique a compatibilidade informada na página da cada objeto.
  • Se você fizer duplo clique no arquivo *.gsm, alguns deles vão pedir uma senha. Você não precisa de senha para usar os objetos no seu projeto – veja no item anterior como fazer.
  • Os objetos deste site têm o propósito de difundir a linguagem de programação GDL e nosso trabalho. Os arquivos são fornecidos no estado em que se encontram, sem garantias de qualquer tipo; não nos responsabilizamos sua pela forma de utilização. Caso necessite de novos recursos ou personalizações, ou de um objeto feito 100% sob medida para suas demandas, fale conosco.
Olá, visitante!

Login